Como limpar e desinfetar lâminas e máquinas de tosa

As lâminas devem ser limpas e lubrificadas antes, durante e depois de cada utilização e a limpeza completa da máquina de tosa, geralmente, é realizada a cada 30 tosas.

Para limpar as lâminas e a máquina de tosa é preciso seguir as recomendações do fabricante. As lâminas devem ser retiradas da máquina e os pelos devem ser eliminados com o auxílio de uma escova. As lâminas devem ser limpas e lubrificadas antes, durante e depois de cada utilização. Dependendo da marca do óleo, o mesmo cumpre três funções: desinfetante, conservante e lubrificante.

É EXTREMAMENTE PROIBIDO MOLHAR AS LÂMINAS COM ÁGUA, ÁLCOOL E OUTROS PRODUTOS QUE NÃO SEJAM ESPECÍFICOS PARA LÂMINAS.

A máquina de tosa também precisa de manutenção. Uma vez ao mês, você deve verificar o carvão; abra a máquina e, se detectar que ¾ do carvão já foi gasto, troque-o. A limpeza completa da máquina, geralmente, é realizada a cada 30 tosas, mas essa frequência, bem como o procedimento de limpeza, depende da marca da máquina de tosa que você utiliza.

Independente do modelo e fabricante, para usar a máquina de tosa com segurança é fundamental seguir alguns procedimentos. São eles:
– Mantenha o pulso flexível, pois, se o cão se mover repentinamente, você evita cortar pelos de local errado ou mesmo cortar o animal.
– A lâmina sempre deve estar plana com relação à superfície que está sendo aparada. Isso evita cortes. Nunca mergulhe a lâmina na pele.
– Na maioria das tosas, você acompanha o sentido do pelo. Quando você corta no sentido contrário, a lâmina faz uma tosa mais baixa, ou seja, corta mais pelos que o normal para aquela numeração.
– Para evitar cortes nos locais onde a pele for mais solta, como, por exemplo, peles de animais mais velhinhos ou entre as articulações do animal, estique a pele com os dedos, impedindo, assim, que ela se dobre e entre nos frisos da lâmina.
– Durante os intervalos da tosa, desligue a máquina e coloque-a em algum suporte próprio ou simplesmente no chão. Se ficar em cima da mesa, corre-se o risco de o animal se machucar ou provocar a queda da máquina, estragando-a.

À medida que você vai usando a máquina, ela vai se aquecendo e, portanto, você deve ter atenção para não queimar a pele do animal. Então, assim que notar que a lâmina esquentou, resfrie-a, utilizando produtos resfriadores. No entanto, é importante saber que, quando usados excessivamente, esses produtos costumam cegar a lâmina, reduzindo o seu tempo útil. Por essa razão, pode ser mais fácil substituir a lâmina aquecida por outra; deixe a suplente em um local próximo ao tosador, para facilitar essa troca.

As lâminas cegas, sem corte, precisam ser afiadas. Existem empresas especializadas na afiação de lâminas que prestam serviços a petshops. Procure em sua cidade ou região e faça o planejamento do envio das lâminas, principalmente, quando se possui apenas um modelo de cada uma.

Você deve limpar rasqueadeiras, escovas e pentes, sempre, após o uso, retirando os pelos agarrados com os dedos. No caso das rasqueadeiras e escovas, use um pente como auxílio.

Fonte: Emprego e Renda.

Adaptação do texto: Blog Elevage

Elevage

A Elevage, estabelecida em Foz do Iguaçu - PR, nasceu de um sonho, um sonho de trazer para o Brasil produtos diferenciados e que pudessem atingir e surpreender as expectativas dos clientes do mercado pet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *