Você sabe qual a escova correta para escovar o seu cão?

A gente sempre recebe várias perguntas sobre qual a escova certa para cada tipo de animal, pelagem e etc… O primeiro passo e um dos mais importantes é compreender os cuidados diários mais básicos.

Quando for escovar o seu amiguinho pet ou penteá-lo, não tenha pressa e seja delicado ao passar o material sobre sua pelagem, seja especialmente cuidadoso para remover os nós, emaranhados e bolas dos pelos.

A diferença entre os pentes e escovas para cães existentes no mercado é grande, e o uso do tipo incorreto, pode prejudicar o resultado esperado e até machucar o cachorro desnecessariamente, afinal há diversos tipos de pelagem que requerem o uso de um material específico.

Pelos grossos, finos, simples, duplos, longos e curtos. As opções são variadas e podem confundir qualquer um. Aprender a escovar pelo de cachorro requer um pouco de paciência e interesse.

Apesar de haver diversos tipos de pentes e escovas disponíveis nas lojas especializadas, de diferentes formas e tamanhos, podemos listar os quatro tipos mais importantes, que são aqueles mais utilizados para a maioria das situações.

TIPOS DE ESCOVAS:

Escova de cerdas – As escovas de cerdas podem ser utilizadas em qualquer tipo de pelagem, e podem variar de acordo com o comprimento e espaçamento entre as cerdas. Como regra geral para este tipo de escova, quanto mais longa for a pelagem, mais longas e espaçadas as cerdas devem ser. Este é o tipo de escova mais indicado para cachorros de pelagem mais curta e são muito úteis para remover os pelos soltos que ficam sobre a pelagem do animal. Clique e Confira as Escovas de Cerdas.

Escova de pinos – Há alguns tipos diferentes de escovas de pinos. Algumas possuem os pinos metálicos, outras de nylon, e podem apresentar ou não uma ponta de borracha. Estas escovas são bem parecidas com as escovas de cabelo normais que usamos diariamente e são a escolha preferida entre os proprietários de cães com pelagem média ou longa. Como os pinos, em geral, bem espaçados entre si, este tipo de escova é a escolha certa para cães com pelagem de difícil escovação, como por exemplo os animais que apresentam uma pelagem lanosa ou encordoada. Outros tipos de escova podem se mostrar ineficientes para escovar cães com pelagens mais difíceis, de comprimento médio ou longo, enquanto as escovas de pinos dão conta do recado. Clique e Confira as Escovas de Pinos.

Rasqueadeiras – Este tipo de escova é utilizado para remoção de pelos soltos sobre a pelagem do animal, mas devem ser utilizadas com cautela. Em geral, as rasqueadeiras possuem “cerdas” metálicas, finas, com pouco espaço entre si, sem acabamento nas pontas. Este tipo de escova deve ser utilizada somente nos animais de pele mais resistente, e mesmo assim, com cuidado para não machucar. Animais de pele fina ou sensível não toleram o uso da rasqueadeira pois pode ser muito doloroso. Clique e Confira as Rasqueadeiras.

Pentes – Os pentes de metal, borracha ou madeira são bastante úteis para massagear a pele do cão e para ajudar na remoção dos pelos mortos, especialmente nas raças de pelagem mais curta. Clique e Confira os Pentes. 

 

Como escolher a escova certa? Confere abaixo os tipos de escovas para cães e as suas recomendações de uso:

 

TIPO DE PELAGEM

Pelo curto e macio (Labrador, Dálmata, Pug, etc.)

Escova de cerdas, preferencialmente de comprimento mais curto, e cerdas menos espaçadas entre si.

Pelo curto e duro (Terriers, Dachshund, Schnauzer, Westie, etc.)

Escova de cerdas duras, com cerdas menos espaçadas entre si, mais indicadas são as Rasqueadeiras.

Pelo médio a longo (Setter, Golden, Lhasa Apso, etc.)

Escova de cerdas longas e macias, mais espaçadas entre si, o material mais indicado são as escova de pinos e uma rasqueadeira para remoção dos pelos mortos (Escova Mágica, clique e confira).

Pelo duro (Collie, Chow Chow, etc.)

Escova de cerdas longas e firmes, bem espaças entre si, o mais indicado são Escovas sem pinos em aço, Rasqueadeiras ou Escovas Mágicas para remoção do sub-pelo. 

Pelos finos e delicados (Yorkshire, Maltês, Spitz, etc.)

Escova sem pinos em aço para escovação delicada em sua pelagem. Não deve passar Rasqueadeira e nem Escova Mágica em Cachorros com esse tipo de pelagem, principalmente em Spitz, pois o mesmo irá quebrar toda a pelagem do animal.

Ao adquirir uma escova para seu cachorro, é importante focar na pelagem e não na raça ou tamanho de seu peludo, quando for comprar uma escova para seu cachorro. Cachorros de pelagem curta, tendem a ter uma manutenção de pelagem mais fácil. Mesmo assim a remoção de pelos e sujeira também é muito importante para promover conforto ao cão. A grande vantagem da pelagem curta é que ela dificilmente cria nós e a necessidade de intensificar a escovação é sazonal, geralmente duas vezes ao ano quando ocorre a troca de pelos. Em linhas gerais é seguro afirmar que a grande maioria dos cães fazem uma muda de pelos no outono e outra na primavera e por este motivo os pelos acabam caindo com maior intensidade nestes períodos do ano.

Cães de pelagem mais longa, precisam de escovações regulares, aqui em casa escovo meus peludos diariamente, principalmente para não formar nós. A grande vantagem da escovação diária é que não toma muito tempo e garante uma aparência sempre bonita para animais de pelagem longa, além de aumentar a vida útil da escova e ser um momento especial na rotina diária dele. Sempre comento aqui no Blog do Cachorro que cães adoram saber o que vai acontecer a seguir, por isso recomento que procure escovar seu cachorro sempre no mesmo horário se possível. Quando você escova seu cachorro diariamente pode escovar a pelagem sempre no sentido dos pelos, pois não irão formar nós. Caso você esteja iniciando a escovação de um cão que tenha muitos nós, considere dar um bom banho nele e utilizar creme para facilitar na hora de desembaraçar. Deixe o creme agir por alguns minutos e retire completamente. Na hora de secar, inicie a escovação delicadamente e não tente retirar tudo de uma só vez, para não estressar o cachorro.

O mais indicado é que você possa ganhar a confiança do seu cachorro a cada escovação, que deve ser oferecida regularmente, de preferência todo dia. Lembre-se que quanto mais prazerosa for a escovação, mais o seu cão vai esperar pelo momento de ser escovado novamente.

FONTE: Blog do Cachorro.

ADAPTAÇÃO TEXTO: Blog Elevage.

Elevage

A Elevage, estabelecida em Foz do Iguaçu - PR, nasceu de um sonho, um sonho de trazer para o Brasil produtos diferenciados e que pudessem atingir e surpreender as expectativas dos clientes do mercado pet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *