Como oferecer um banho completo no seu Pet Shop

Para quem tem ou deseja montar um Pet Shop saber dar um bom banho com cuidado e carinho nos animais é fundamental para que seu empreendimento seja um sucesso. Banho, tosa, condicionamento do pelo e limpeza dos ouvidos e unhas são os itens básicos de qualquer tratamento de beleza de um Pet Shop. Por isso, os funcionários devem ser muito bem treinados a dar banho e tosar qualquer tipo de raça de cães e gatos. Confira o passo a passo de como dar banho em cães e gatos com toda a segurança e corretamente.

O Banho

O número de vezes que o cão deve tomar banho, depende da raça. O Poodle, por exemplo, deve ser lavado a cada quatro ou seis semanas. Já o pointer, ele pode esperar aproximadamente três meses por um bom banho. Em geral, cães mantidos em casa pedem banhos frequentes por questão de higiene. Antes do banho, deve-se escovar bem o pelo, a fim de remover os pelos mortos e desemaranhar a pelagem. Isso é feito melhor com uma rasqueadeira e um pente de remoção de nós. Os utensílios normalmente usados para a prática são: xampu (existem aqueles especiais para acondicionar o pelo e os próprios para cada cor de pelagem), escova de cerdas, esponja, esteira de borracha para a banheira, duas toalhas de tamanho grande, corrente e guia de contenção (para não deixar que o animal escape da banheira), mangueira com spray (esguicho) e creme (para cães de pelo longo). O desembaraçamento dos pelos deve ser feito antes do banho, porque a água tende a apertar os nós, dificultando sua remoção.

Os funcionários devem ser muito bem treinados a dar banho em qualquer tipo de raça de cães e gatos

A Secagem

Existem várias maneiras de se secar o pelo. O primeiro método é afofá-lo, usando um secador de chão de alta velocidade, que libera jatos de vento frio ou morno, responsável por sugar a água que fica entre os pelos. É importante não só porque seca mais, mas também por amaciar o pelo. O segundo método de secagem é com o secador, que é utilizado para a secagem efetiva do animal e serve, também, para modelar os pelos da forma desejada
Outro método conhecido é a secagem em canil ou gaiola, geralmente usado em cães de pelo curto ou em cães que não exijam uma aparência de pelo esticado ou felpudo.
Ou também a toalha, que é adotada para raças pequenas e de pelo duro, como o chihuahua, o pinscher miniatura e o manchester terrier toy.

Limpeza dos Ouvidos

Todas as raças devem ter suas orelhas limpas, regularmente. Até mesmo o dono pode limpá-las semanalmente, protegendo o cão de infecções. Raças como poodle, cocker spaniel e setter inglês, que têm orelhas caídas, são propensos a maior acumulação de pelo, que cresce na abertura do canal do ouvido. Este pelo deve, então, ser removido para que haja ventilação no conduto auditivo. Raças com orelhas mais abertas (pastor alemão, dobermann pinscher e manchester terrier), com menos acumulação de pelo, pedem, mesmo assim, cuidados especiais.
O desembaraçamento dos pelos deve ser feito antes do banho, pois a água tende a apertar os nós, dificultando sua remoção

Limpeza dos Olhos

Os olhos são preocupação constante nas raças que os possuem salientes e rugas na face, como o pug, o pequinês e o boston terrier. Para a remoção de nódoas simples, e para a limpeza em volta da área do olho, é preciso usar um produto especial ou uma mistura de uma colher de chá de solução de ácido bórico, com uma xícara de água morna aplicada no canto e embaixo dos olhos (área dos canais lacrimais).

Corte das Unhas

Muitas raças precisam de um corte de unhas a cada quatro ou seis semanas. Para isso, há uma grande variedade de cortadores: o tipo tesoura (para cães pequenos), o tipo guilhotina (para cães médios) e o tipo alicate pesado (para cães grandes).

Os melhores produtos para cada etapa de um banho completo você encontra no site da Elevage.

Adaptação do texto de Paula Tibúrcio

Elevage

A Elevage, estabelecida em Foz do Iguaçu - PR, nasceu de um sonho, um sonho de trazer para o Brasil produtos diferenciados e que pudessem atingir e surpreender as expectativas dos clientes do mercado pet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *